Unidade de Fisioterapia/RPG

Sábado - 8h às 12h
Ver Localização

Conhecendo sobre Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das dores, doenças e deformidades relacionadas aos elementos do sistema músculo-esquelético, como ossos, músculos, nervos, ligamentos e articulações. A Ortopedia se disseminou como um ramo da medicina na época da Antiga Grécia, onde se desenvolveu métodos no tratamento das fraturas, luxações e de outras doenças articulares.

O aumento da velocidade de “locomoção” do ser humano trouxe também o aumento de incidência dos traumas. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do sistema músculo-esquelético. Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar lesões ósseas complexas.

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

As fraturas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura mas o osso fraturado não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa, com muito pouca chance de infecções. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura óssea tem alguma comunicação com o meio exterior. Neste caso, é obrigatório um tratamento cirúrgico de limpeza e fixação óssea de urgência.

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto = uma lesão), afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

Nicolau L. Primo